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8 Mecânicas de Jogos Patenteadas: Saiba Mais Sobre Ideias Bloqueadas por Patentes

8 Mecânicas de Jogos Patenteadas: Saiba Mais Sobre Ideias Bloqueadas por Patentes

No universo dos games, muitas mecânicas inovadoras que poderiam se popularizar acabam ficando restritas devido a patentes. Isso impede que outros estúdios utilizem essas ideias sem infringir os direitos legais. Vamos conferir 8 mecânicas que marcaram a história dos jogos e foram protegidas por patentes.


Shadow of Mordor – Sistema Nemesis

1. Shadow of Mordor – Sistema Nemesis

O revolucionário Sistema Nemesis trouxe inimigos com memórias e evoluções dinâmicas, tornando cada confronto único. Patenteado pela Monolith Productions, ele é exclusivo da franquia Shadow of Mordor. A boa notícia? A mecânica deve reaparecer no próximo jogo da Mulher-Maravilha.



Pokémon – Capturar Criaturas

2. Pokémon – Capturar Criaturas

A Nintendo protegeu seu sistema de captura de criaturas, usado amplamente em Pokémon. Recentemente, essa patente gerou controvérsia ao resultar em um processo contra Palworld.





The Medium – Mundo Duplo

3. The Medium – Mundo Duplo

O título da Bloober Team trouxe uma mecânica que permite explorar dois mundos simultaneamente. A divisão da tela cria puzzles inovadores, mas essa ideia também foi patenteada, restringindo seu uso em outros jogos.




Super Mario Bros. Wonder – Sistema de Respawn

4. Super Mario Bros. Wonder – Sistema de Respawn

Em Super Mario Bros. Wonder, jogadores mortos se transformam em fantasmas capazes de voltar à vida ao tocar aliados. Essa mecânica de respawn, além de criativa, está protegida por patente da Nintendo.



Splinter Cell – Última Localização Conhecida

5. Splinter Cell – Última Localização Conhecida

O sistema de "Última Localização Conhecida", introduzido em Splinter Cell: Conviction, mostra onde os inimigos viram o jogador pela última vez. A patente dessa mecânica foi amplamente utilizada em outras franquias da Ubisoft.



Final Fantasy – Combate por Turnos ATB

6. Final Fantasy – Combate por Turnos ATB

O sistema ATB (Active Time Battle) de Final Fantasy foi um marco nos RPGs. Essa patente, que expirou em 2010, limitou por anos o uso dessa ideia por outros estúdios.



Mass Effect – Roda de Diálogos

7. Mass Effect – Roda de Diálogos

A BioWare inovou ao apresentar diálogos em formato de roda, tornando as escolhas mais intuitivas e dinâmicas. A patente protegeu a mecânica, obrigando outros jogos a evitarem sistemas semelhantes.





Crazy Taxi – Seta de Objetivo

8. Crazy Taxi – Seta de Objetivo

A famosa seta indicativa de Crazy Taxi, criada pela SEGA, foi patenteada por anos. Após expirar, ela passou a ser usada livremente em outros títulos.





A importância e a controvérsia das patentes

As patentes garantem exclusividade para os criadores, mas também podem limitar a inovação na indústria. Ideias como o Sistema Nemesis poderiam transformar outros jogos, mas ficam restritas enquanto a patente está ativa.


E você, acha que essas mecânicas deveriam ser liberadas para todos os desenvolvedores? Compartilhe sua opinião nos comentários!


Fonte: Gamevicio

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