Segundo informações divulgadas pelo presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, tropas da Coreia do Norte devem entrar em combate ao lado da Rússia até segunda-feira (28), numa possível escalada significativa no conflito em território ucraniano. A Inteligência da Ucrânia reportou que as tropas norte-coreanas já estão sendo treinadas em cinco bases militares russas, incluindo unidades posicionadas na fronteira com a Ucrânia, na região de Kursk.
Conforme as estimativas mais recentes, entre 10 e 12 mil soldados norte-coreanos devem ser enviados para apoiar as forças russas até dezembro, com cerca de 3 mil já presentes na Rússia. Essa movimentação foi confirmada pela inteligência dos Estados Unidos, da Holanda e da OTAN, levando a alertas de escalada nas tensões regionais.
Resposta Internacional e Impacto Geopolítico
Zelensky destacou que o envolvimento de tropas norte-coreanas nesta guerra, exige uma resposta firme do Ocidente e reforçou a necessidade de sanções direcionadas contra a Rússia e a Coreia do Norte. A Coreia do Sul, que tem acompanhado a situação de perto, estuda enviar armamento à Ucrânia, enquanto o presidente russo Vladimir Putin defende o direito de colaboração militar com Pyongyang como parte de um acordo de defesa mútua.
A cúpula do BRICS, ocorrida recentemente, foi marcada por declarações de Putin sobre o envolvimento do Ocidente no conflito e sobre o avanço das tropas russas na linha de frente ucraniana.
Comments